Resumo da Atividade do Setor de Metrologia do IPST,IP

O Gabinete de Gestão da Qualidade, criou em 2013, por autorização do Conselho Diretivo, o Setor de Metrologia.

Um dos objetivos, deste, foi dotar o Instituto Português do Sangue e da Transplantação,I.P. (IPST,IP) duma matriz de competências no âmbito da metrologia, que o permitisse ser autónomo na elaboração quer de certificados de calibração, quer de relatórios de ensaio conformes com a ISO/IEC 17025 (norma que regula a nível global as atividades metrológicas); outro objetivo, foi a centralização das calibrações e ensaios num único Setor; o terceiro objetivo, foi a redução de custos com os testes metrológicos realizados no exterior.

A partir de 2014, o Setor iniciou o desenvolvimento das técnicas de medição para calibrações e ensaios, os quais deixaram de ser realizados por entidades externas.

 

 

Durante o ano de 2018, foram realizadas Validações no âmbito do transporte de componentes sanguíneos a diferentes temperaturas, que englobou a validação a Placas de Butanodiol nos Postos Fixos, e a caixas de transporte de componentes sanguíneos entre os Centros de Sangue e da Transplantação.

 

Em 2018 foram realizadas 15 calibrações por entidades externas num total de 1.552,85€

O Setor de Metrologia, no ano de 2018, realizou 770 calibrações, 11 validações e 219 ensaios, revertendo numa poupança de 80.732,50 euros para o IPST.

 

 

 

 

 

Loading...
Loading...