6.ª Edição do Curso Avançado em Coordenação de Transplantação (TPM)

Conforme publicado anteriormente na edição n.º 29 da newsletter do IPST,IP de fevereiro de 2018 (ver aqui), decorreu a sexta edição do “Curso Avançado em Coordenação de Transplantação (TPM)”, reconhecido pelo Conselho da Europa e fruto da organização do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST,IP) - Coordenação Nacional da Transplantação em parceria com a TPM-DTI-Foundation de Barcelona. À semelhança de anos anteriores, esta edição teve lugar no Vimeiro, no Hotel Golf Mar.

Tendo como objetivo primordial a otimização da capacidade e do aumento do potencial e qualidade da doação de órgãos e tecidos para transplantação em Portugal, o curso contou com a presença de 48 formandos, entre os quais médicos da área de medicina intensiva e outras, assim como enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos nesta atividade. No quadro dos formadores estiveram envolvidas personalidades de relevo nacional e internacional cuja experiência enriqueceu a formação ministrada.

A aposta na qualificação dos referidos intervenientes é crucial para garantir a sustentabilidade da atividade de doação e transplantação nas diferentes instituições hospitalares que integram a Rede Nacional de Coordenação de Colheita e Transplantação.

Diversos estudos revelam que a formação e a sensibilização dos profissionais de saúde é determinante para o aumento do número de órgãos transplantados, nomeadamente através de uma maior motivação para a deteção precoce de potenciais dadores de órgãos e tecidos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos doentes que aguardam um órgão para transplantação.

Melhores e mais eficazes práticas nos processos de doação e de transplantação, podem conduzir a um aumento do número de dadores e órgãos colhidos, assim como de órgãos transplantados. Efetivamente, a atividade nacional de doação e transplantação tem atingido valores significativos nos últimos anos, quer no contexto nacional, quer no contexto internacional, o que para muito contribuem estas e outras ações de formação de natureza semelhante.

Loading...
Loading...