“A dádiva de sangue e os jovens”

A Escola Profissional de Coruche é uma instituição educativa com cursos profissionais inseridos no ensino secundário e com uma forte ligação com o mundo profissional, conferindo um diploma equivalente ao ensino secundário e um certificado de qualificação profissional permitindo aos alunos o ingresso no ensino superior, se assim o desejarem.

Estimulada pelos resultados positivos e pelo feedback de alunos, empresários e restante comunidade, a escola começou a aumentar e a diversificar a sua oferta formativa, assistindo-se então a um aumento gradual da sua população escolar e do número de inscrições. É esta a razão pela qual o Sr Américo Ferreira, presidente do Grupo de Dadores de Sangue de Coruche, tenta fazer face à redução de efetivos que o Concelho tem vindo a sofrer nas últimas 3 décadas (Censos da População, INE).

Haver uma escola profissional com uma população jovem, com vontade em seguir uma carreira profissional, motivada e entusiasmada, com vontade em fazer a diferença, é uma mais valia.

A aposta tem sido falar sobre a importância da dádiva de sangue neste estabelecimento profissional.

Mais uma vez, no passado dia 3 de abril, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação,IP  esteve junto dos jovens e, numa amena cavaqueira, falou-se da importância da dádiva, da responsabilidade social em ser dador, do papel que uma Associação de Dadores de Sangue pode e deve ter numa comunidade.

É fundamental que as Escolas tenham instrumentos que lhes permitam gerir os currículos de forma a integrar estratégias para promover melhores aprendizagens. Ter como parceiro neste processo de aprendizagem uma Associação de Dadores de Sangue, permite participar num projeto educativo que promova valores como a cidadania e a participação, áreas de competência como o saber científico e técnico ou como o bem-estar a saúde e o ambiente, e princípios como o saber ou como a inclusão social.

Foi uma manhã cheia, participativa, onde com simplicidade se falaram de coisas sérias. O reflexo sentiu-se no número de dadores inscritos na sessão de colheita que sucedeu esta ação. Foram 114 inscritos com 17 dadores inscritos pela 1ª vez.

Loading...
Loading...