8º Anatolian Blood Days

Portugal esteve presente no 8º Anatolian Blood Days realizado em Antália, Turquia, de 8 a 10 março, através do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.

O foco deste ano foi “Social Media and Blood Bank and Transfusion Medicine” e com o objetivo de emitir uma declaração final sobre o uso de mídias sociais na área da Medicina Transfusional.

A última década trouxe um salto nas tecnologias de comunicação e a integração dos mídias sociais nas nossas vidas. Estas plataformas de mídia social também proporcionam um impacto positivo às mensagens enviadas aos dadores de modo a aumentar o recrutamento e à formação dos dadores.

Os impactos positivos e a partilha da experiência de países diferentes foram apresentados.

A crença é que a nova mídia é uma faca de dois gumes, oferecendo muitas oportunidades para melhorar as atividades do BB & TM, quer no recrutamento de dadores quer em atividades educativas, mas também pode criar ameaças aos Serviços de Sangue e Serviços de Medicina Transfusional, pelo poder de difusão de “fake news”.

A participação dos membros dos 28 países presentes para partilhar as suas experiências e ideias sobre os diferentes aspetos deste assunto, demonstraram a importância do tema e o sucesso do mesmo.

Loading...
Loading...