Dia Nacional da Doação de Órgãos e Transplantação | 20 de julho

De acordo com o Despacho n.º 5975/2019 – Diário da República n.º 122/2019, Série II de 2019-06-28, foi instituído pela Ministra da Saúde, Dra Marta Temido, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, a ser comemorado no dia 20 de julho, em homenagem ao pioneiro da transplantação de órgãos em Portugal, o Professor Doutor Alexandre Linhares Furtado, que, juntamente com a equipa, nesse dia, em 1969, realizou o primeiro transplante de rim, a partir de dador vivo, irmão do recetor, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, representando para a comunidade médica um exemplo de referência, excelência e dedicação ao longo destes cinquenta anos e para o próprio um marco na sua carreira de mérito. Recorde-se que em 2011 o ilustre cirurgião foi galardoado com o Prémio Nacional da Saúde, atribuído pela Direção-Geral da Saúde, para além da condecoração com a Ordem do Infante e com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Recentemente, no passado dia 4 de julho, Linhares Furtado viu o seu nome ser atribuído a um bloco operatório do Centro Cirúrgico de Coimbra, aquando da comemoração dos seus vinte anos de atividade no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC, EPE).

 

 

Fonte: https://www.diariocoimbra.pt/noticia/46355

 

A Ministra da Saúde, Dra Marta Temido, no referido despacho, defende que tal consubstancia um «(…) reconhecimento aos dadores e famílias, aos profissionais de saúde (…)», ao mesmo tempo que sensibiliza a sociedade, defendendo que «(…) a doação de órgãos ajuda a salvar a vida ou contribui para melhorar a qualidade de vida de muitos doentes, tornando, assim, mais conhecido o seu significado.». Salienta ainda que há trinta anos que «(…) a transplantação em Portugal tem tido um desenvolvimento notável, assistindo-se a um aumento progressivo dos níveis de doação e a uma evolução técnica e organizacional que colocaram Portugal na vanguarda da transplantação mundial.».

 

De facto, os dados da atividade nacional de transplantação de órgãos durante o primeiro semestre de 2019 revelaram um aumento de 2% de órgãos transplantados em relação ao período homólogo do passado ano, assim como um aumento da taxa de aproveitamento dos órgãos (81% em 2019 vs. 75% em 2018). Quanto à doação, verificou-se que, apesar da ligeira diminuição do número de dadores falecidos (3%), o número de dadores em morte cerebral aumentou ligeiramente. Já o número de dadores vivos aumentou 33% face ao primeiro semestre de 2018. Esta informação foi apresentada publicamente pela Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP), Dra. Antónia Escoval, numa cerimónia que decorreu no dia 19 de julho, na Base Aérea n.º 6 (BA6), no Montijo, para assinalar o início das comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, e cujo mote era Para que os outros vivam”.

 

Fonte: https://www.emfa.pt/noticia-2660-ministros-da-defesa-e-saude-assinalam-dia-nacional-do-transplante-na-base-montijo

 

A cerimónia, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Doutor João Gomes Cravinho, contou com a presença da Ministra da Saúde, Dra. Marta Temido, entre outros ilustres convidados, na qual se destacou o papel de relevo da colaboração estreita entre ambos os Ministérios (através das instituições hospitalares e Forças Armadas, respetivamente, ao serviço dos cidadãos, nomeadamente, no transporte de órgãos para transplante). Ambos os governantes e demais convidados no evento, tiveram a possibilidade de conhecer as equipas e os procedimentos inerentes à concretização das missões de diversas naturezas, quer por parte da Força Aérea, quer pela Marinha, particularmente na área da Saúde/Medicina, entre as quais as tripulações das aeronaves, como a muito conhecida “Falcon”, assim como os membros das unidades de defesa nuclear, biológica, química e radiológica, não esquecendo os responsáveis pela câmara hiperbárica.

   

Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=transplante-de-orgaos-aumentou-2-no-primeiro-semestre-de-2019

 

Como referimos aqui, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) já celebrava, desde 2008, no dia 20 de julho, o Dia do Transplante, ao qual o IPST, IP sempre se associou na qualidade de Autoridade Competente. Assim, consubstanciando o anteriormente referido, a SPT organizou, com a colaboração do IPST, IP e do CHUC, EPE, a celebração oficial do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, a 20 de julho, com uma sessão solene no Convento de São Francisco, em Coimbra, cujo programa incluiu, entre várias iniciativas e atividades, uma homenagem ao Professor Doutor Linhares Furtado.

Paralelamente, e para encerrar este dia de celebração, teve ainda lugar um concerto de homenagem ao Professor Doutor Linhares Furtado pela Orquestra Clássica do Centro, no “Pateo” das Escolas, na Universidade de Coimbra.

 

Fonte: https://www.orquestraclassicadocentro.org/concerto-homenagem-a-alexandre-linhares-furtado/

 

 

 

 

Loading...
Loading...