"Ser dador de sangue: Quem, eu? Porquê? Como faço? Quando dar? E depois?”

 

Tremês é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Santarém que foi elevada à categoria de vila em 2005. Nos censos de 2011 tinha 1981 habitantes. São quase tantos quantos os que havia em 1911.

 

O envelhecimento da população tem também acontecido em Tremês. Nos censos de 2001 o grupo etário dos 15-24 anos que representava 13,2% da população passou a ser apenas 8,5% nos de 2011.

Mas Tremês tem a Escola Técnica e Profissional do Ribatejo e isso faz toda a diferença.

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Para quem conclui o 9.º ano de escolaridade e procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, as escolas profissionais são uma opção. Os cursos assentam na formação técnica e prática de profissionais de quadros intermédios, mas promovem outros valores que vão para além do mero exercício profissional. Promovem o exercício da cidadania e da responsabilidade social. É nesta vertente educativa que surge a ligação com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação/Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa e com o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes. A dádiva de sangue é também um ato de responsabilidade social e de cidadania.

São sessões sempre muito cheias de caras jovens que dão uma dinâmica e uma vida diferente à colheita.

Antes do final do ano letivo a Escola Profissional organizou uma sessão dirigida aos alunos sobre a temática da dádiva, tendo participado também a Câmara Municipal de Santarém com o vereador da juventude e onde, na primeira pessoa, um dador contou como foi a sua primeira vez (a dar sangue).

No fim fomos para a rua e tirou-se uma foto a todos os que assistiram à sessão.

Loading...
Loading...