Portugueses conquistam medalhas de ouro e de prata nos Jogos Mundiais para Transplantados

Entre os dias 17 e 24 de agosto decorreram em Newcastle, no Reino Unido, os Jogos Mundiais para Transplantados (Summer World Transplant Games). Esta competição, que se repete a cada dois anos em diferentes países, foi criada em 1978 pelo médico cirurgião Maurice Slapak.

Este ano, estiveram reunidos cerca de 2300 atletas oriundos de 59 países, de entre os quais Portugal, cuja delegação esteve representada por cinco atletas de cinco das dezasseis modalidades desportivas em competição: natação, atletismo, ténis, ténis de mesa e petanca. É condição essencial nesta competição que os atletas tenham sido sujeitos a transplante de órgão sólido, como rim, fígado ou coração.

Como é habitual, e sendo a missão principal do Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal (GDTP) a promoção e sensibilização dos benefícios da prática de atividades desportivas para a saúde e bem-estar durante o período pré e pós transplante, a comitiva portuguesa contou com o seu inestimável apoio, sendo a entidade nacional representativa presente no evento. Recorde-se que esta associação desempenha um papel fundamental neste campo em Portugal, várias vezes reconhecido pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP), nomeadamente, através de publicações na newsletter institucional.

Os atletas portugueses conquistaram, nesta edição, um total de 8 medalhas: 3 de ouro (em que duas delas foram resultado de dois records mundiais), 4 de prata e 1 de bronze, de acordo com a imagem seguinte: 

Fonte: https://www.facebook.com/GDTP-Grupo-Desportivo-de-Transplantados-de-Portugal-517884191744419/

Pelos resultados obtidos, assim como toda a motivação e dedicação da equipa portuguesa, resta-nos prestar os nossos sinceros parabéns e demonstrar o nosso orgulho pela inspiração e exemplo que estes cidadãos portugueses constituem para todos nós.

Fonte: https://www.facebook.com/GDTP-Grupo-Desportivo-de-Transplantados-de-Portugal-517884191744419/

 

 

 

 

 

 

Loading...
Loading...