Dia Mundial do Dador de Sangue | Mensagem da presidente do conselho diretivo do IPST

Embora em Portugal o Dia Nacional do Dador de Sangue se comemore a 27 de março, comemora-se a 14 de junho o Dia Mundial do Dador de Sangue.

Esta iniciativa, da Organização Mundial da Saúde, tem como objetivo aumentar a consciência a nível global para a necessidade de sangue e componentes sanguíneos seguros bem como a importância vital da dádiva voluntária feita por dadores não remunerados para os sistemas de saúde. O sangue e componentes sanguíneos salvam todos os dias, em todo o mundo, milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos doentes.

Este ano o tema do Dia Mundial do Dador de Sangue é “Dê sangue e mantenha o mundo a pulsar”. A mensagem reforça o apelo para que mais pessoas em todo o mundo deem sangue regularmente e contribuam para uma saúde melhor. O destaque especial da campanha deste ano é o papel dos jovens, sendo este grupo populacional, cheio de idealismo, entusiasmo e criatividade, extremamente importante para desenvolver iniciativas que visam a obtenção de sangue seguro.

Em Portugal assistimos nos últimos meses a alguma estabilidade na reserva estratégica de sangue e componentes sanguíneos, com repercussão positiva nas atividades do Serviço Nacional de Saúde, mas para mantermos esta reserva estratégica nacional necessitamos que os dadores façam a sua dádiva de forma regular e faseada ao longo do tempo. Assistimos também no nosso país a alterações demográficas nomeadamente ao envelhecimento populacional, pelo que se torna ainda mais importante investir na promoção da dádiva entre os mais jovens.

Queremos pois neste dia agradecer aos dadores de sangue e criar uma consciência pública mais ampla sobre a necessidade da dádiva de sangue regular, benévola e voluntária; encorajar os jovens, reconhecendo o seu potencial enquanto parceiros na promoção da saúde, a abraçar este movimento e inspirar outros a realizar este gesto humanitário.

Em 2021 a nossa vontade de agradecer aos dadores de sangue e reconhecer a sua importância não só se mantém intacta como poderemos mesmo dizer que cresceu, uma vez que nem a pandemia nem o confinamento demoveram aqueles que exercem este ato de cidadania e amor ao próximo.

 Assim o Conselho Diretivo do IPST, neste Dia Mundial do Dador, agradece a todos os dadores de sangue, às Federações, a todo o movimento associativo e seus dirigentes, pelos valiosos serviços prestados à comunidade. A transfusão de sangue depende de um gesto que é a dádiva e de uma vontade que é a solidariedade.

 

Maria Antónia Escoval

Presidente do Conselho Diretivo do IPST

Lisboa, 14 de junho de 2021