No Dia Mundial do Dador de Sangue o IPST agradeceu aos Dadores de Sangue

O IPST assinalou uma vez mais, no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue, agradecendo a todos aqueles que com este gesto solidário ajudam a Salvar Vidas. Além deste profundo agradecimento, o objetivo desta efeméride é o de aumentar a consciência global para a necessidade de sangue seguro e componentes sanguíneos e a importância vital da dádiva voluntária feita por dadores não remunerados para os sistemas de saúde mundiais.

Em 2021, o Dia Mundial do Dador de Sangue, teve como tema: “Dê Sangue e mantenha o mundo a pulsar”, reforçando um pedido global para que mais pessoas em todo o mundo deem sangue e contribuam para melhorar o estado de saúde daqueles que precisam da administração de componentes sanguíneos e derivados do plasma.

O destaque especial da campanha deste ano está no papel dos jovens em garantir o fornecimento de sangue seguro, apelando ao seu altruísmo, entusiasmo e criatividade. Nomeadamente, encorajando-os a aderirem aos pedidos de dádivas de sangue e inspirar outros jovens a fazerem este gesto humanitário; e o reconhecimento do seu potencial enquanto parceiros na promoção da Saúde.

Assim, para corporizar este agradecimento público aos dadores de sangue, o IPST pretendeu ir ao encontro dos dadores e potenciais dadores, realizando ações promocionais nos centros urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra. Unidades Móveis do IPST exibiram o “OBRIGADO” e promotores da dádiva informaram e convidaram os cidadãos para a Dádiva de Sangue.

Acresce a este agradecimento público, a iluminação alusiva ao dia de vários monumentos icónicos em algumas cidades.

Estátua equestre de D. José I no Terreiro do Paço, Lisboa
 
Capela de Santo Amaro (Alcântara), Lisboa

 

Santuário do Cristo Rei, Almada
Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra
Sé Nova, Coimbra
Sé Velha, Coimbra
Palacete Viscondes de Balsemão na Praça Carlos Alberto, Porto
 
   

Estes eventos foram acompanhados nas redes sociais do IPST.