IPST e SPT homenagearam todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos na doação e na transplantação de órgãos

No dia 20 de julho, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), assinalaram o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.

Esta iniciativa conjunta, pretendeu, uma vez mais, homenagear todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos na doação e na transplantação de órgãos e sem os quais muitos doentes não sobreviveriam.

Para assinalar esta data foi realizado um webinar onde foram discutidos os principais desafios que enfrentam os hospitais na identificação e tratamento dos dadores, na organização da colheita e no transplante de órgãos, envolvendo um sem número de profissionais e especialidades médicas e cirúrgicas.

De referir, em nota positiva, que apesar da pandemia de COVID-19 o primeiro semestre de 2021 registou um aumento de atividade, concretamente um acréscimo de 16% no número de dadores e de 19% no número de transplantes realizados, comparativamente a igual período de 2020.

A atividade de doação e transplantação só é possível graças ao envolvimento dos dadores e das suas famílias, e de todos os profissionais envolvidos nesta atividade e que diariamente reúnem esforços para o tratamento eficaz dos doentes em lista de espera.

Conheça a história de alguns doentes em lista de espera, transplantados e dadores vivos, a cujos testemunhos pode aceder através dos links: https://fb.watch/72bZ3Bqesz/ (Micael Fernandes); https://fb.watch/72b_qTpVak/ (Sara Fonseca); https://fb.watch/72b-JG4bGQ/  (Sara Lima); https://fb.watch/72c17gEWnE/ (Thomas Anahory).

Também para assinalar este dia, e reconhecer o envolvimento, não só dos dadores, suas famílias e dos doentes, mas também dos profissionais de saúde; na noite de 20 de julho, alguns edifícios de diferentes centros hospitalares, foram iluminados de verde numa alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.