O Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa deseja a todos os leitores Votos de Um Excelente 2019!

Iniciamos o ano de 2019 com ânimo e motivação para dar continuidade à Missão institucional destacando os objetivos e as respetivas metas que nos propomos cumprir, em articulação com o Conselho Diretivo do IPST, IP, com os Centros de Sangue e da Transplantação de Coimbra e do Porto, com os Hospitais, Federações, Associações e Grupos de dadores, estagiários e alunos, empresas e fornecedores e com todos aqueles que de alguma forma contribuem para esta causa nobre e tão necessária. E porque juntos seremos sempre mais, cumpriremos esta Missão com a colaboração efetiva de todos os profissionais ao Serviço da nossa Instituição.

Uma palavra de especial apreço e agradecimento aos dadores voluntários, que de forma altruísta e solidária connosco colaboram, e com os quais o Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa continuará a contar, por forma a dar resposta às necessidades transfusionais dos doentes que se encontram em instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que carecem deste bem precioso – O Sangue que Salva Vidas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística mantém se o agravamento do envelhecimento demográfico em Portugal, com duplicação do índice de envelhecimento nos próximos anos, pelo decréscimo da população jovem, a par do aumento da população idosa. Esta tendência é transversal a todas as regiões NUTS II, pelo que incluí também a Área Metropolitana de Lisboa. Neste contexto, o CST Lisboa promove uma articulação particular com as escolas secundárias da região de Lisboa e Vale do Tejo, e recebe anualmente meio milhar de alunos, em visitas de estudo às áreas de atividade do Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa, no âmbito das disciplinas direcionadas para as Ciências da Vida, com o objetivo de os consciencializar para atos de cidadania e de responsabilidade social, colaborando na sua preparação para um futuro solidário. Para 2019 estão planeadas 28 visitas de estudo (até à Páscoa), nas quais é explicado todo o processo da dádiva de sangue e respetivo processamento das unidades colhidas, de acordo com o cumprimento dos requisitos legais de segurança e qualidade, e de como se processa o armazenamento e a distribuição dos componentes sanguíneos para serem posteriormente transfundidos aos doentes, nos Hospitais. É também abordada a área da Transplantação, nas valências da doação de células, tecidos e órgãos, do estudo da compatibilidade entre o par dador-recetor e no âmbito das atividades do Banco de Tecidos Multitecidular.

Neste início de ano, recordamos as três condições críticas para a dádiva benévola de sangue: idade compreendida entre 18 a 65 anos; peso mínimo de 50 kg e hábitos de vida saudáveis.

Para concretizar a sua dádiva convidamo-lo (a) a visitar-nos, no CST Lisboa, Parque da Saúde de Lisboa na Av. do Brasil nº 53 Pavilhão 17, 1749-005 Lisboa, de 2ª a sábado, das 8h00 às 19h30, ou em locais nos quais estejamos em sessões móveis de colheita de sangue, aonde encontrará uma equipa de profissionais qualificados, para o(a) receber, no processo de inscrição/triagem clínica/colheita para a dádiva de sangue e no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea (CEDACE – Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão).

Poderá contactar-nos sempre através dos seguintes contactos: Telef  21 792 1000, por correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou em www.ipst.pt.

Para efetuar o seu registo como Dador (a) Voluntário (a), basta fazer-se acompanhar do seu documento de identificação.

Dê Sangue! Ajude-nos a Salvar Vidas!

Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa – É Essencial Ser Compatível

Passe a mensagem, esperamos por si.

 

Vamos dando notícias. Até já.  

Dra Ana Paula Sousa, Diretora Técnica do Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa

Loading...
Loading...