Remodelação do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE eleva o seu potencial de transplantação

No passado dia 29 de abril, e após doze meses, ficou concluído o processo de remodelação infraestrutural do Serviço de Hematologia Clínica (SHC) do Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE (CHUSJ, EPE), que possibilitou a união das suas unidades de internamento, as quais, até há dez anos, se encontravam separadas, apesar de, partilharem o mesmo espaço físico. Desta forma, e, consequentemente, assegurou-se o reforço da sua coesão interna e uma melhor gestão dos profissionais e meios.

Desta integração, resultou uma área de 870 metros quadrados, constituída pela Unidade de Transplantação, com 8 quartos de isolamento, um espaço para o tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos, dotado de 10 quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.

Em comunicado, o diretor do referido Serviço, Dr. Fernando Príncipe, refere que o acima exposto permite “concentrar toda a atividade clínica do internamento (…), constituindo uma melhoria relevante que se reflete num aumento de 30% na atual lotação do serviço, passando para 32 camas (…) de forma gradual, ajustando a atividade às necessidades identificadas”. Adicionalmente, sublinhou que está previsto que “(…) anualmente o serviço consolide o seu programa de transplantação (auto e alo) duplicando o número de alotransplantes, permitindo o desenvolvimento de quimioterapias intensivas e imunossupressoras para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mielomas múltiplos.”

Estamos certos de que esta intervenção em muito contribuirá para a atividade de excelência que o SHC presta desde a sua fundação em 1989 no CHUSJ, beneficiando grandemente os doentes da região do Norte de Portugal.

Loading...
Loading...