Professor Fernando Nolasco | Medalha de serviços distintos, grau ouro

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Ministério da Saúde, numa cerimónia solene que decorreu no INFARMED, homenageou 33 personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados à saúde pública em Portugal. A Medalha de Serviços Distintos – grau ouro, a mais alta condecoração do Ministério da Saúde, foi atribuída a profissionais de diversas áreas e a instituições que contribuíram significativamente para a evolução e fortalecimento do sistema de saúde português. 

O Professor Fernando Nolasco foi um dos homenageados a quem foi atribuída a medalha de mérito de serviços distintos, grau ouro, por proposta do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. 

Nefrologista com atividade clínica no Hospital da Cruz Vermelha desde 2001, e até julho de 2022 no Serviço de Nefrologia e Unidade de Transplantação da Unidade Local de Saúde de S José. 

Dedicou grande parte da sua carreira profissional ao estudo das Doenças Imunes com envolvimento renal e à Transplantação de Órgãos. Dirigiu o Serviço de Nefrologia e a Unidade de Transplantação da Unidade Local de Saúde de S José sendo responsável por ampla atividade clínica de ambulatório, Hemodiálise e Diálise Peritoneal, bem como de Internamento. Professor Catedrático da Nova Medical School, com extensa experiência na formação pré e pós-graduada nestas áreas. 

Com aproximadamente 270 publicações científicas, é também membro do Board Europeu de Nefrologia, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (de que foi Presidente), da Sociedade Portuguesa de Transplantação (de que já foi Presidente), da Sociedade Europeia de Nefrologia (ERA-EDTA), da Sociedade Americana de Nefrologia, da Sociedade Americana de Transplantação.

Professor Fernando Nolasco; Dra Maria Antónia Escoval, Presidente do IPST,IP, Dr Nuno Gaibino, Coordenador da CNT