
O Setor de Metrologia do IPST foi criado em 2013, e tem como referência nacional, o Instituto Português da Qualidade – laboratório nacional de metrologia, onde todos os anos os nossos padrões vão a calibrar, para garantia da nossa rastreabilidade metrológica.
Rastreabilidade metrológica entende-se como a propriedade de um resultado de medição que permite relacioná-lo com um padrão de referência, geralmente através de uma cadeia ininterrupta de calibrações.
A nossa atividade durante estes anos permitiu-nos a realização de diferentes ensaios e calibrações internas. Sendo que os ensaios incidiram sobre as temperaturas de diferentes equipamentos num intervalo de temperaturas entre –196ºC e +80ºC; as calibrações incidiram também, sobre diversos equipamentos com diferentes unidades de medida, como por exemplo a massa, o volume, etc).
Ensaio: operação técnica que consiste em determinar uma ou mais características de um produto, processo ou serviço, segundo um modo operativo especificado (NP EN 45001).
Calibração: operação que estabelece, sob condições especificadas, num primeiro passo, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; num segundo passo, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação. (Vocabulário Internacional de Metrologia-JCGM 200:2012)