Guia para a preparação, utilização e garantia de qualidade de componentes sanguíneos| 22ª edição, 2025

A Direção Europeia para a Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) do Conselho da Europa publicou a 22ª edição do Guia para a preparação, utilização e garantia de qualidade de componentes sanguíneos; destina-se a todos os profissionais que trabalham na área do sangue - desde a dádiva, colheita, análise, processamento, armazenamento, distribuição e transfusão de sangue e componentes sanguíneos.

O Guia do Sangue é elaborado pelo Grupo de Trabalho ad hoc sobre o Guia do Sangue (GTS), composto por especialistas dedicados e reconhecidos internacionalmente. O GTS trabalha sob a égide do Comité Europeu de Transfusão de Sangue (CD-P-TS) , o comité diretor responsável pelas atividades de transfusão de sangue no Conselho da Europa.

Esta 22ª edição do Guia inclui uma revisão completa de todos os capítulos e uma revisão aprofundada do capítulo sobre Hemovigilância. Outras mudanças significativas estão relacionadas com os critérios de seleção de dadores (doença de Creutzfeldt-Jakob, malária, pressão arterial e pulso, plasmaférese, reservas de ferro, idade do dador e insulina), juntamente com a padronização da terminologia.

A 22ª edição do Guia do Sangue faz referência às Diretivas 2002/98/CE e 2004/23/CE, que permanecem em vigor até 7 de agosto de 2027, de acordo com as disposições transitórias do Regulamento (UE) 2024/1938 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de junho de 2024, relativo às normas de qualidade e segurança para substâncias de origem humana.

A 22ª edição do Guia pode ser acedida gratuitamente online aqui.

Para a versão impressa vá a: EDQM WebStore

 

Fonte: EDQM/CE