O Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, celebrado no 3º sábado do mês de setembro, é uma campanha anual promovida desde 2014 pela World Marrow Donor Association (WMDA).
Este é um dia em que se agradece e homenageiam todos os que estão envolvidos nesta causa solidária.
Tal como nos anos anteriores, o IPST divulgou o Livro da Gratidão, onde se encontram sentidos testemunhos de dadores e recetores e seus familiares.
Relembramos que para se tornar potencial dador de medula óssea, tem de ter entre 18 e 35 anos no momento da inscrição, mantendo-se inscrito no registo, após avaliação de critérios imediatos de exclusão, até aos 55 anos. De forma geral, deve ser saudável, ou seja, não ter história de doença grave (incluindo patologia oncológica ou autoimune), não apresentar comportamentos de risco associados a probabilidade aumentada de contrair infeções sexualmente transmissíveis, e deve ter uma atitude adequada perante a dádiva, compreendendo que a mesma é sempre anónima, voluntária e não associada a contrapartidas financeiras ou de outro tipo (sendo a potencial perda de rendimento e custos associados à dádiva totalmente cobertos pelo IPST).
A inscrição no Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE), pode ser feita nos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra das 8h00 às 19h30 e também no Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa – Área da Transplantação na Alameda das Linhas de Torres, n.º 117 (ao Hospital Pulido Valente), de segunda a quinta das 8h00 às 16h00 e sexta até às 15h00.