Mensagem de Natal da Presidente do Conselho Diretivo do IPST,IP | Dra Maria Antónia Escoval

Vai ser Natal mais uma vez.

Este é um tempo de Paz, Amor, Solidariedade, Altruísmo, Família.

 É um tempo de dar e receber, é um tempo de afetos em que celebramos a Vida.

O dar e o receber são gestos transversais a toda a atividade da transfusão e da transplantação, somos parte de uma enorme cadeia de solidariedade. 

O ano de 2020 foi um ano excecional e particularmente difícil, no entanto e apesar das dificuldades encontradas nunca faltou sangue nos hospitais, nunca nenhum doente ficou sem acesso à terapêutica transfusional.

Assim, neste Natal, quero agradecer a todos os dadores de sangue o vosso compromisso com todos os doentes. Quero agradecer-vos, nas difíceis circunstâncias que enfrentámos, a vossa dedicação a todos aqueles que necessitam de uma transfusão de sangue e componentes sanguíneos para sobreviver, a todos aqueles cujo rosto não conhecem mas que esperam pela vossa dádiva numa cama de hospital.

Quero agradecer os longos períodos de espera, por vezes expostos ao vento, à chuva ou ao calor escaldante, sem nunca desistir …. Quero agradecer-vos a resposta aos nossos apelos, sempre que foi necessário.

Quero agradecer-vos a vossa coragem face ao desconhecido, sem medo, tendo como objetivo um bem maior, a VIDA!

 Deixo ainda um enorme agradecimento às Federações, Associações e Grupos de Dadores de sangue, que foram parceiros inexcedíveis na conquista do nosso objetivo, que aceitaram as mudanças a que a situação epidemiológica nos obrigou e procuraram encontrar soluções.

Terminamos este ano com o sentimento do dever cumprido. Muito obrigada a todos pela vossa solidariedade!

Em nome do Conselho Diretivo do IPST, em meu nome pessoal, em nome de todos os profissionais que trabalham nesta instituição, desejo-vos um Natal diferente, mas muito feliz, na companhia e aconchego das vossas famílias.

 

Maria Antónia Escoval

Presidente do Conselho Diretivo do IPST,IP

Veja aqui o vídeo de Boas Festas