25 Setembro | Dia Mundial do Pulmão «Acesso à prevenção e tratamento para todos»
Divulgamos a 3.ª edição do livro da gratidão, no qual pode encontrar as mensagens mais relevantes dos dadores e recetores que foram enviadas ao CEDACE ao longo do último ano.
A situação das reservas dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo é atualmente de grande carência. As condições climatéricas dos últimos dias provocaram uma desaceleração da afluência dos dadores de sangue, pelo que pedimos aos dadores destes grupos sanguíneos que estejam em condições de fazer uma nova dádiva que o façam com a maior brevidade possível, nos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra ou outro local de colheita de sangue da sua conveniência.
Dê sangue já! Muito obrigado! Partilhe esta mensagem junto dos seus familiares e amigos.
Saiba mais em www.ipst.pt Para saber onde dar sangue consulte www.dador.pt
O IPST, IP em parceria com a AMA desenvolveu o Cartão do Dador de Sangue em suporte digital.
Esta funcionalidade, disponível na app Id.gov.pt, permitirá aos dadores consultarem informação sobre o seu grupo sanguíneo bem como o histórico de dádivas por estes efetuadas nos Centros de Sangue e da Transplantação e nos Serviços Hospitalares que reportam esta informação ao IPST, IP.
Para ter acesso é necessário descarregar a aplicação (app) Id.gov.pt para o seu telemóvel (smartphone) a partir das stores App Store (iOS), Google Play Store (Android) ou AppGallery (Huawei) e ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativada.
Depois de instalar a aplicação no seu telemóvel e autenticar-se com a Chave Móvel Digital, basta adicionar o Cartão do Dador de Sangue disponível nos documentos pessoais através deste serviço.
Em caso de dúvida consulte aqui o vídeo exemplificativo.
Mais se informa, relativamente ao histórico de dádivas, que o IPST, IP aguarda que os serviços hospitalares desenvolvam as condições necessárias por forma a permitir a comunicação automática entre as respetivas aplicações garantindo a visualização atualizada das dádivas efetuadas. Caso o dador tenha efetuado uma dádiva num dos serviços hospitalares a seguir listados e a informação não se encontrar atualizada na app em questão, deverá contactar o serviço hospitalar respetivo. Lista de serviços hospitalares sem atualização automática das dádivas efetuadas: