Circular Normativa N.º 001-J/CN-IPST,IP/2022, de 25 de julho - Plano de contingência para a sustentabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de sangue e componentes sanguíneos durante a pandemia de COVID-19 | 10ª Atualização

Norma da DGS n.º 015/2020 atualizada a 3 de março de 2022 - COVID-19: Rastreio de contactos

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, (IPST, IP) congratula o Centro de Referência de Transplantação Hepática de Adultos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, pelo seu 2500º transplante hepático.

Este Centro, integrado no Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) do CHULC no Hospital Curry Cabral, foi fundado pelo Dr. João Rodrigues Pena em 1992, tendo tido como seu seguidor e grande dinamizador o Prof. Doutor Eduardo Barroso que criou em 2005 o Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) do CHULC. É atualmente dirigido pelo Prof. Doutor Hugo Pinto Marques e conta com uma equipa multidisciplinar altamente especializada, dedicada e sempre disponível para o tratamento destes doentes de acordo com as melhores práticas, colocando este Centro de Referência ao nível dos melhores da Europa. Completou no dia 6 de julho, o marco histórico de 2.500 transplantes hepáticos, realizando com sucesso um transplante a um cidadão ucraniano de 61 anos. Ao longo dos seus 30 anos de existência, tem tido uma actividade intensa, de grande diferenciação, sendo referência nacional nesta área.

Por todo o esforço e trabalho realizado, por toda a dedicação das várias equipas de várias gerações, em nome de todos os doentes transplantados e a aguardar transplante, o Conselho Diretivo do IPST e a Coordenação Nacional da Transplantação dão os parabéns a esta grande Unidade de Transplantação desejando-lhe as maiores felicidades na continuidade de um trabalho na primeira linha.

O período de inscrições para as primeiras edições da Formação sobre Elegibilidade de Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue, em formato de eLearning, terminou com uma ampla adesão dos profissionais dos serviços de sangue e do IPST.

Face ao elevado número de inscritos, o IPST irá promover uma 4.ª edição para que os profissionais de saúde concretizem a atualização de conhecimentos para a Elegibilidade de Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue e na harmonização de critérios de elegibilidade no âmbito de conceitos de risco para a pessoa candidata à dádiva de sangue, pessoa recetora, qualidade e segurança do produto.

4.ª edição: 17/10/2022 a 18/11/2022