Todos os anos, a 14 de junho, celebra-se em todo o mundo, o Dia Mundial do Dador de Sangue. Este dia é dedicado ao agradecimento aos dadores de sangue voluntários e não remunerados pelos seus contributos que salvam vidas.

O tema da campanha deste ano, “Dê Sangue, Dê Esperança: Juntos Salvamos Vidas.”, destaca o impacto transformador que os dadores de sangue têm na vida daqueles que precisam. Celebrar o poder da comunidade e da solidariedade em salvar vidas, através do simples ato de dar sangue. A campanha pretende inspirar, partilhando histórias reais de pessoas cuja vida foi salva graças à dádiva de sangue ou experiências pessoais dos próprios dadores, incentivando os dadores regulares a continuarem a dar e motivando indivíduos saudáveis, especialmente jovens adultos, a tornarem-se dadores pela primeira vez.

São objetivos da campanha deste ano:

  • Sensibilizar o público para a necessidade constante de dádivas de sangue e plasma, e o impacto que estas têm na vida dos doentes.
  • Incentivar tanto novos como antigos dadores a darem sangue regularmente, ajudando a garantir uma reserva de sangue estável e suficiente.
  • Destacar o impacto positivo dos dadores de sangue na saúde e bem-estar dos outros, promovendo os valores de solidariedade, compaixão e comunidade através da dádiva de sangue.
  • Mobilizar o apoio governamental e de parceiros para investir e apoiar programas nacionais na área do sangue, com vista a alcançar o acesso universal a transfusões de sangue seguras em todo o mundo.

Para uma informação mais completa clique AQUI

Na semana em que celebramos os Dadores de Sangue como heróis da vida real, apresentamos a Mensageira da Dádiva de Sangue 2024/2025: Bruna Santos! A Bruna não é uma figura pública, mas é uma estrela do altruísmo e uma campeã da solidariedade, com apenas 25 anos já efetuou 20 dádivas (não é erro, são mesmo vinte). Esperamos que o exemplo da Bruna inspire muitos a juntarem-se a esta causa de todos nós.

Sejam pessoas Dadores de Sangue e ajudem a salvar muitas vidas.

Muito obrigado!

 

Saiba mais em http://www.ipst.pt Para saber onde dar sangue consulte  http://www.dador.pt