No período estival é habitual registarem-se mais dificuldades na estabilidade das reservas de sangue. Os meses de agosto e setembro são aqueles em que a maioria das pessoas goza o seu merecido descanso, pelo que para mitigar a sazonalidade na dádiva de sangue, o IPST, desde o dia 24 de julho, realiza Sessões de Colheita de Sangue em todo o país em zonas onde habitualmente se concentram muitas pessoas de férias.
Antes ou durante as férias, quem quiser pode dar sangue, pois assim poderemos manter as reservas de sangue em níveis adequados e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver.
Dar sangue é um gesto simples, sem contraindicações para adultos saudáveis. Basta ter mais de 18 anos, peso igual ou superior a 50 kg e ser saudável.
No momento da dádiva é importante estar bem hidratado e alimentado.
No âmbito desta campanha, estão previstas, até 15 de setembro, diversas Sessões Móveis de Colheita de Sangue em todo o país. A estas Sessões de Colheita, somam-se os locais habituais para dar sangue, que podem ser consultados em dador.pt.
O IPST agradece a todos os que fazem da dádiva de sangue um gesto solidário e desta forma nos ajudam a salvar vidas.